A revista norte-americana Global Finance voltou a eleger o Santander Totta como o “Melhor Banco em Portugal” no âmbito dos “World’s Best Banks 2017”, que distinguem as instituições bancárias que em 2016 melhor responderam às necessidades dos seus clientes e que obtiveram os melhores resultados.
A selecção dos vencedores teve em conta critérios objectivos como a rendibilidade, evolução de activos, dimensão geográfica, relações estratégicas, desenvolvimento de novos negócios e inovação em produtos; e critérios subjectivos, que incluíram opiniões de banqueiros, executivos de empresas financeiras e analistas financeiros de todo o Mundo.
António Vieira Monteiro, presidente executivo do Banco Santander Totta refere que “em 2016 o Banco Santander Totta apresentou um resultado líquido no valor de 395,5 milhões de euros, um crescimento de 36% face ao ano anterior”. E explica que “este é um resultado de elevada qualidade, obtido com crescimento orgânico da nossa actividade, centrado nos recursos de balanço, no crédito à habitação e às PME, o que se reflecte no forte crescimento da margem financeira, num crescimento das comissões e num aumento da margem comercial”.
Rácios sólidos
O Santander Totta apresentou ainda valores sólidos de balanço (rácio CET1 de 15,7%) e de rendibilidade (ROE de 11,1%) e um crescimento de cerca de 32% no número de clientes digitais.
Joseph D. Giarraputo, director da Global Finance, indica que estes prémios “homenageiam as instituições financeiras que se distinguiram por oferecer aos seus clientes os produtos e serviços que melhor satisfazem as suas necessidades”. Acrescenta ainda que os bancos que alcançaram esta distinção “podem não ser os maiores ou os mais antigos nos mercados em que operam, mas a sua energia e capacidade de adaptação faz com que sobressaiam no mercado”.
Fundada em 1987, a Global Finance possui leitores em mais de 192 países, tendo uma tiragem de 50.000 exemplares. Com uma vasta experiência em mercados financeiros, tornou-se uma referência na área da banca e tem como público-alvo 8.000 gestores de carteiras de investimento internacionais que são responsáveis por 80% dos activos globais sob gestão. A Global Finance possui sede em Nova Iorque e tem escritórios em Londres e Milão.
Agricultura e Mar Actual