Início / Agenda / Sagres volta a receber o Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza

Sagres volta a receber o Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza

A vila de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, de 2 a 5 de Outubro, volta a receber o maior evento de natureza do País, o Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza que este ano apresenta uma vertente online.

As inscrições para o evento abrem dia 28 de Julho, às 9 horas e o programa será igualmente divulgado no mesmo dia. Para além das habituais saídas de campo, passeios e ateliers, haverá um rol de actividades online que permitirá que pessoas de todo o Mundo participem em actividades como palestras e workshops, entre outras, explica fonte da autarquia de Vila do Bispo.

O Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza é organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem.

Tendo em conta a pandemia da Covid-19, as actividades e espaços do Festival serão adaptados para garantir a segurança de todos os participantes, seguindo as orientações da DGS.

Alvéola-amarela

Este ano a cabeça-de-cartaz do Festival é a alvéola-amarela, uma das pequenas aves que visita a zona de Sagres em maior número no final do Verão e início do outono. Esta ave graciosa faz jus ao seu nome: o peito e ventre amarelo-vivos e o dorso amarelado saltam à vista quando passa em voo, pousa nas vedações ou anda no solo, abanando a cauda comprida para cima e para baixo.

Estas aves migradoras são das primeiras a chegar ao nosso País, podendo ser vistas no Sul de Portugal logo a partir de Fevereiro. Ao longo da Primavera e Verão a maior parte das alvéolas-amarelas que se vêem por cá têm a sobrancelha e garganta brancas: pertencem à subespécie ibérica, que nidifica no nosso País.

No início do Outono, juntam-se-lhe várias outras subespécies que estão de passagem, vindas do Norte e Centro da Europa. A maior parte deixa o território português em finais de Outubro, para ir passar o Inverno a África.

Tal como as alvéolas-amarelas, milhares de outras aves sobrevoam o Algarve em Outubro, a caminho dos seus territórios de invernada em África. Desde águias a cegonhas, alcatrazes e pardelas, o 11.º Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza será mais uma celebração destes visitantes alados, do espectáculo incrível que é a migração de aves, e de todo o encanto da Natureza.

Todas as novidades do festival podem ser acompanhadas aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.