A Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), organização de cooperação inter-regional, reúne a sua Assembleia Geral, nos Açores, de 2 a 4 de Novembro, a convite do presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.
A 44.ª reunião magna da CRPM, instituição presidida por Vasco Cordeiro desde 2014 e que conta com cerca de 160 regiões-membros, decorrerá em Ponta Delgada, com a participação de mais de 200 delegados, incluindo mais de duas dezenas de presidentes de Regiões Europeias, cerca de meia centena de políticos eleitos, em representação dos membros da CRPM, deputados ao Parlamento Europeu e altos funcionários da Comissão Europeia.
A agenda dos trabalhos inclui debates sobre o futuro da Política de Coesão da União Europeia, da Política Marítima Integrada, da Política de Transportes e Acessibilidades e a situação das Migrações, bem como um painel sobre o Futuro do Projecto da União Europeia.
Vasco Cordeiro, presidente do Governo dos Açores e da CRPM, procederá à abertura dos trabalhos, a 3 de Novembro, pelas 14h30, através de uma intervenção a partir da Horta, onde se encontrará para a tomada de posse da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Neste mesmo dia, seguem-se debates sobre “Transportes e Acessibilidades – Ligar as Periferias Europeia e os seus Vizinhos” e a Política de Coesão da UE, em que intervirão Enrico Rossi, Presidente da região italiana da Toscânia, e o Subdirector Geral da DG REGIO da Comissão Europeia, Nicholas Martyn.
Eleição do Presidente da CRPM
A eleição do Presidente da CRPM para o biénio 2016-2018, que terá lugar a 4 de Novembro, pelas 9h00, assim como do órgão de direcção política (Bureau Político), no final do dia anterior, constituem, também, momentos altos dos trabalhos desta Assembleia Geral.
O segundo dia dos trabalhos iniciar-se-á com um debate sobre a Política Marítima Integrada, com a participação do director-geral da DG MARE, o Açoriano João Aguiar Machado, e sobre Migrações, com uma mensagem vídeo do Comissário Europeu, Christos Stylianides.
Ainda neste dia, decorrerá um debate sobre o “Futuro do Projecto da União Europeia”, moderado pelo ex-deputado ao Parlamento Europeu do Reino Unido, Graham Watson, assim como o debate e a aprovação da Declaração Final da Assembleia Geral da CRPM – instrumento político contendo as principais mensagens dirigidas às instituições europeias e outras.
Em Setembro de 2014, Vasco Cordeiro foi eleito presidente da CRPM, organização de cooperação inter-regional que integra cerca de 160 regiões de 28 estados europeus, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos.
Esta organização tem por missão a defesa dos interesses dos seus membros junto de instituições nacionais e europeias, através da promoção da coesão económica, social e territorial e do poder regional na Europa, bem como do reforço da dimensão periférica e marítima da Europa.
A CRPM tem diversos grupos de trabalhos sobre temáticas específicas de interesse para as Regiões Periféricas e Marítimas da Europa e divide-se em seis comissões geográficas (Ilhas, Arco Atlântico, Mar do Norte, Mar Báltico, Intermediterrânica, Balcãs e Mar Negro), que reunirão, previamente aos trabalhos da Assembleia Geral, na manhã do dia 3 de Novembro.
Agricultura e Mar Actual