A Quinta do Couquinho acaba de colocar no mercado o Couquinho Superior Branco 2016, cuja participação no Festival de Vinho do Douro Superior resultou numa Medalha de Ouro.
Com vinificação feita em cubas de inox, o Couquinho Superior resulta da harmoniosa conjugação das castas Viosinho e Rabigato (a casta Viosinho é apenas cultivada nas regiões do Douro e de Trás-os-Montes, quanto à casta Rabigato, ela é cultivada em diversas regiões mas com especial destaque para as DOP Douro, Porto e Trás-os-Montes).
A elevada acidez do Rabigato combinada com a estrutura, frescura e aromas florais complexos que o Viosinho aporta, bem como o processo de bâtonnage, resultam num vinho untuoso, encorpado e harmonioso, com potencial de envelhecimento.
Aromas ricos a fruta
De cor amarela intensa e brilhante, apresenta-se com aromas ricos a fruta bem madura, quase tropical, moderados pelas notas balsâmicas, de menta e esteva e com um fumado intrigante. Na boca é cheio, muito fresco, intenso e persistente.
Acompanha na perfeição marisco, caldeirada de peixe ou um caril asiático, sendo um um excelente parceiro para peixes cozinhados.
A enologia esteve a cargo de João Brito e Cunha e de Vitor Rabaçal.
O vinho tem um preço de venda ao público recomendado de 11 euros.
Agricultura e Mar Actual