Início / Mar / Aquacultura / Programa do Governo quer desenvolver novas concessões de aquicultura

Programa do Governo quer desenvolver novas concessões de aquicultura

O Governo pretende promover o desenvolvimento de novas concessões de aquicultura nas áreas de expansão previstas no Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional e nas áreas de expansão previstas no Plano de Aquicultura em Águas de Transição.

Segundo o Programa do XXIII Governo Constitucional, o Executivo propõe-se também a promover a reindustrialização dos sectores tradicionais através da biotecnologia azul, apoiando a iniciativa de constituição em Portugal de um hub internacional de Bioeconomia Azul, com especial enfoque em projectos empreendedores de biotecnologia azul sustentável e em biorrefinarias azuis que permitam o desenvolvimento de novos produtos alimentares do mar e a criação de unidades fabris que aproveitem e valorizem os subprodutos da pesca e aquicultura.

Por outro lado, o Executivo, o terceiro liderado por António Costa, compromete-se a apoiar a pesca e a aquicultura inovadora e sustentável, reestruturando e modernizando a frota pesqueira, tornando-as energeticamente mais eficientes.

E a aumentar a atractividade do sector das pescas, continuando a aposta na investigação e aprofundar o conhecimento dos recursos e da sua evolução, com vista a uma pesca sustentável e de longo prazo, reforçando a utilização de artes de pesca selectivas e biodegradáveis, promovendo a competitividade, a renovação geracional e a formação adequada dos trabalhadores.

O Governo promete ainda estender a todo o País as lotas 4.0 e a lota móvel, aumentando o apoio às pequenas comunidades piscatórias.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.