O Município de Proença-a-Nova organiza, a 21 de Março, a I Conferência Internacional “Rota das Aromáticas na História da Medicina”, em parceria com o Centro Ciência Viva da Floresta e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
Trata-se de uma iniciativa que tem como objectivos apostar no aproveitamento turístico da Rota das Aromáticas, tendo em conta a riqueza natural existente no território, mas acrescentando-lhe valor, e ainda abordar as investigações sobre o uso das plantas aromáticas e medicinais na história da medicina.
Especialistas na área das plantas medicinais e aromáticas
A I Conferência Internacional irá contar com a presença de vários especialistas na área das plantas medicinais e aromáticas e da história da medicina de várias universidades portuguesas e da Universidade de Salamanca.
O programa completo está disponível aqui, página a partir de onde é possível efectuar a inscrição gratuita até dia 17 de Março.
Para o presidente da Câmara Municipal, este é um tema que já está a ser trabalhado pelo CCV da Floresta ou através do BioAromas.
Ampliar a actuação do BioAromas
“O Município, em conjunto com vários parceiros, encontra-se a promover um projecto para ampliar a actuação do BioAromas — produção de plantas aromáticas e medicinais — que, até agora, se destina apenas aos alunos com necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova”, refere João Lobo.
“A ser aprovada a candidatura que apresentámos, afigura-se uma proposta de vida já que estes alunos continuarão a usufruir deste importante apoio para lá da sua vida escolar, assente numa área que, como veremos na conferência, é fundamental na história da medicina e pode alavancar – como já alavanca – novos produtos e dinâmicas locais”, acrescenta o autarca.
Agricultura e Mar Actual