Início / Agricultura / Produção de cortiça cai 14% em 2019 com preços em queda mas a manter excedente comercial
Foto: Apcor

Produção de cortiça cai 14% em 2019 com preços em queda mas a manter excedente comercial

Os incêndios florestais de 2017 ocorreram fundamentalmente em áreas geográficas onde o montado de sobro não é relevante, pelo que a cortiça não foi muito afectada. No entanto, em 2019, as condições climatéricas, registadas em algumas regiões do País, condicionaram a campanha e a produção de cortiça que apresentou um acentuado decréscimo em volume, de 14,0%. Cumulativamente, os preços diminuíram, invertendo a evolução positiva de 2018, tendo o valor da cortiça decrescido 17,4%, quando em 2018 tinha aumentado 24,2%.

Estes são alguns dos dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no seu destaque Contas Económicas da Silvicultura (CES) para 2019, que revê os resultados provisórios de 2018 e apresenta também a balança comercial dos principais produtos de origem florestal para o quinquénio 2016-2020.

Os técnicos do INE realçam que esta evolução se registou apesar de nos últimos anos “a cortiça, enquanto produto natural e sustentável, tem sido cada vez mais utilizada na confecção de novos produtos, como sapatos ou artigos decorativos, para além de matéria-prima para o fabrico tradicional de rolhas, tendo apresentado produções bastante elevadas”.

Balança comercial

Apesar de tudo, em 2020, os produtos à base de cortiça continuaram a assumir a posição de maior destaque na balança comercial, com um excedente de 892 milhões de euros.

Os produtos à base de cortiça (rolhas, materiais de isolamento, calçado, artigos decorativos, etc.) constituíram o grupo com maior destaque no quinquénio. O papel e cartão surgem em segundo lugar, com um saldo positivo de 690,2 milhões de euros. Foi na balança comercial referente a este produto que se terá verificado a maior redução em termos absolutos do saldo positivo registado em 2019.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.