O “Portugal Sou Eu” preparou um programa especial para comemorar o Dia da Produção Nacional, que se celebra a 26 de Abril. O programa, que se irá desenvolver com iniciativas em todo o País, conta com três grandes momentos.
O primeiro acontece logo na manhã de 26 de Abril, com a abertura da “Praça Portugal Sou Eu”, na Estação de Metro a Trindade, no Porto. Cerca de 40 Empresas Aderentes ao programa farão uma mostra de produtos com o Selo “Portugal Sou Eu”, entre as 10 e as 19 horas dos dias 26 e 27 de Abril.
O segundo decorre às 19 horas, no Cais da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa, com a inauguração do “Tour Portugal Sou Eu”, protagonizado por uma carrinha que levará as mensagens do programa a 16 cidades em 14 distritos, num total de mais de 1800 quilómetros.
O terceiro, e último, acontece no Navio Escola Sagres, com a apresentação das mais recentes novidades do programa e uma degustação, confeccionada com produtos das Empresas Aderentes ao programa.
O programa de Lisboa deverá contar com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e de vários membros do Governo, dos Parceiros e dos Embaixadores do programa “Portugal Sou Eu”.
Agenda Porto:
– “Praça Portugal Sou Eu” – Mostra produtos/serviços Selo “Portugal Sou Eu”
– 26 e 27 Abril 2017
– 10h00 às 19h00
– Estação de Metro da Trindade, Porto
– Entrada gratuita
Agenda Lisboa:
– Inauguração e apresentação do “Tour Portugal Sou Eu”
– Apresentação da Campanha Institucional “Portugal Sou Eu”
– 26 Abril 2017
– 18h45 às 20h30
– Terminal da Rocha do Conde de Óbidos, Lisboa
O programa Portugal Sou Eu “pretende promover o consumo informado e dinamizar a oferta nacional com elevado valor acrescentado, como forma de melhorar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia”, diz fonte institucional do programa.
A fase II do programa “Portugal Sou Eu” foi lançada em Agosto de 2016 e assenta numa reorientação estratégica no sentido de aumentar a notoriedade da marca “Portugal Sou Eu”, disponibilizar melhor informação aos consumidores e garantir um maior envolvimento da sociedade civil.
No portal do Portugal Sou Eu estão registadas mais de 1.500 empresas nacionais, cujos produtos ou serviços estão em processo de qualificação.
Selo Portugal Sou Eu
O Selo “Portugal Sou Eu” é atribuído aos produtos e serviços com base em critérios de incorporação nacional, marcas e patentes, emprego nacional e valor acrescentado nacional da empresa.
O programa valoriza, através do Selo, a produção nacional de produtos, serviços e artesanato. Já a atribuição do Estatuto “Estabelecimento Aderente Portugal Sou Eu” destina-se às empresas do comércio, restauração e afins que comercializam produtos “Portugal Sou Eu”.
O “Selo” e o “Estatuto Estabelecimento Aderente” são uma mais-valia competitiva, uma vez que identificam a produção nacional, estimulam o reconhecimento e a valorização dos produtos e dos serviços de origem portuguesa e permitem aos consumidores uma escolha informada.
Os produtos e serviços que cumprem os requisitos de adesão ao Programa podem ser identificados pelo consumidor através do Selo “Portugal Sou Eu”.
O “Portugal Sou Eu” tem financiamento do programa Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e é gerido por um Órgão Operacional formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, a quem compete coordenar este mesmo órgão.
Agricultura e Mar Actual