Início / Featured / Portos de Cabo Verde crescem 12,6% no tráfego de mercadorias em 2018

Portos de Cabo Verde crescem 12,6% no tráfego de mercadorias em 2018

O exercício económico de 2018 foi muito positivo para os Portos de Cabo Verde, onde se registou bons resultados financeiros, comerciais e operacionais. No ano passado, todos os segmentos do mercado portuário cresceram de forma sustentável, com destaque para o expressivo aumento de mercadorias movimentadas e o tráfego de cruzeiros.

Segundo um comunicado da Enapor – Portos de Cabo Verde, registou-se um aumento robusto de 109% nas escalas de navios cruzeiros, sendo 199 escalas, e um acréscimo de 23,9% de passageiros, o equivalente a 47.094 turistas, reforçando a aposta de promoção de Cabo Verde como um emergente destino de cruzeiros.

Tráfego de mercadorias bate novo recorde

O tráfego de mercadorias bate um novo recorde, ao registar um movimento de 2.595.933 toneladas, um aumento de 12,6% em relação ao ano anterior. Na mesma tendência, o movimento de navios atingiu 7.941 escalas e cresceu 8,7%, realçando um eloquente aumento do tráfego de longo curso em 1.668 escalas, o equivalente a 25,3%.

O transbordo de pescado, um dos principais segmentos do negócio portuário, aumentou 13,3% em escalas de navios, uma movimentação de cerca de 35.655 toneladas, representando um acréscimo de 7.219 toneladas em relação ao ano de 2017.

Tráfego de contentores

Relativamente ao tráfego de contentores, outro relevante segmento do mercado portuário, foram movimentados 86.059 TEU’s e um crescimento de 13,9%.

Em 2019, os Portos de Cabo Verde “continuarão firmes na sua nobre missão de garantir a coesão territorial, a promover a circulação de pessoas e bens e a contribuir para o desenvolvimento da economia nacional”, garante a Enapor.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.