Aberto no início do mês de Agosto, o prazo para a apresentação de projectos para o Concurso de Ideias de Negócio para a Economia do Mar – Platicemar foi alargado até 23 de Setembro de 2018.
Esta é uma iniciativa promovida pela Inova-Ria, com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo, e que tem como parceiros o Fórum Oceano, a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria e a Sines Tecnopolo.
A Inova-Ria – Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objecto a criação e consolidação de um cluster na área das tecnologias de informação, comunicação e electrónica, com especial enfoque nas telecomunicações, centrado na Região de Aveiro.
Serão privilegiadas as ideias nas áreas de energias marítimas renováveis, biotecnologia marinha e exploração do solo marinho.
Podem concorrer pessoas singulares ou colectivas que tenham por objectivo explorar uma ideia de negócio.
Apresentação do concurso
Neste contexto, no próximo dia 5 de Setembro, pelas 17 horas, na sala do Senado do edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, terá lugar uma sessão de apresentação do concurso, onde serão descritos os objectivos do projecto e os processos de concurso.
Promover ideias de negócio
“Se há algo que é grande em Portugal é o mar. Grande em dimensão, em proximidade e em oportunidade. É neste princípio que o Projecto Platicemar (Plataforma de Consolidação do Sector da TICE e Empreendedorismo na Economia do Mar) sustenta o concurso, que tem um prémio monetário de 5.000 euros, com o objectivo de promover ideias de negócio no âmbito das Novas Tecnologias TICE para a Competitividade da Economia do Mar, respondendo às necessidades da política Regional e Nacional para estes sectores, através da investigação e desenvolvimento, formação e transferência de tecnologia, com vista ao desenvolvimento de novos produtos”, refere ainda fonte da autarquia de Ílhavo.
Consulte o regulamento e faça o download do formulário de candidatura aqui.
Prémios
Os prémios do concurso revestem a forma de prémios pecuniários e não pecuniários. As ideias seleccionadas, serão admitidas no programa de aceleração de ideias de negócio da respectiva área geográfica, bem como, no programa de mentoria do Projecto Platicemar.
No término da fase de mentoria e no seguimento da passagem da ideia de negócio para startup, ao melhor projecto de cada área geográfica será atribuído um prémio pecuniário no valor de cinco mil euros.
Agricultura e Mar Actual