O Fundo Europeu de Investimento (FEI) assinou acordos de garantia para fornecer financiamento a pequenas e médias empresas (PME) em Portugal e na Suécia.
O primeiro é com a Caixa Geral de Depósitos ao abrigo do programa COSME, disponibilizando 200 milhões de euros em empréstimos a 5.600 empresas portuguesas.
A segunda é com a DBT Företagslån, no âmbito do programa InnovFin, a mobilização de 80 milhões de euros em financiamento para PME suecas e empresas de média capitalização.
Apoio do FEIE
Ambos os acordos beneficiam do apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), o coração do Plano Juncker .
Comentando o acordo da CGD, Carlos Moedas, Comissário de Investigação, Ciência e Inovação, afirmou que “as PME têm um enorme potencial para libertar. Para melhor contribuir para a criação de emprego e crescimento em Portugal, elas precisam definitivamente ter um melhor acesso ao financiamento. Graças a estes acordos do Plano Juncker, 5.600 empresas portuguesas receberão o apoio da UE para transformar as suas ideias em projectos”.
Até Maio de 2019, o Plano Juncker já mobilizou 400 mil milhões em investimentos adicionais, incluindo 8,8 mil milhões em Portugal e 12,8 mil milhões na Suécia. O Plano está actualmente a apoiar 949.000 pequenas e médias empresas em toda a Europa.
Agricultura e Mar Actual