O ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha, Luis Planas, considera que dos assuntos actualmente pendentes na União Europeia (UE), aquele em que é mais necessário avançar é o das novas técnicas genómicas (NTG), que foi um dos temas promovidos pela Presidência espanhola do Conselho da Europa no semestre anterior, “porque todos os meses que tenhamos de atraso na regulamentação é uma perda de competitividade para a produção agroalimentar europeia”.
Luis Planas falava ontem, 23 de Janeiro, no Conselho Europeu de Ministros da Agricultura e Pescas (Agrifish), em Bruxelas, onde sublinhou ainda que “a aplicação de novas técnicas genómicas é uma questão fundamental para a adaptação da produção agrícola às alterações climáticas”. No entanto, reconheceu que será impossível finalizar um regulamento antes da realização das eleições europeias, mas sublinhou ser importante avançar tanto quanto possível até lá.
No Conselho, o ministro espanhol manifestou também o apoio de Espanha à manutenção dos fluxos comerciais com a Ucrânia e à manutenção de medidas que facilitem a exportação de produtos deste país em guerra com a Rússia. A política comercial com a Ucrânia, explicou, deve prosseguir o duplo objectivo de ajudar a população e contribuir para a estabilização dos mercados internacionais de produtos agrícolas, avança uma nota de imprensa do Ministério da Agricultura espanhol.
No ponto sobre questões comerciais, Luis Planas manifestou preocupação com o declínio das exportações de vinho da UE para países terceiros e defendeu a simplificação da actual complexidade dos planos de promoção que faz com que alguns operadores desistam de se candidatar aos apoios.
Agricultura e Mar