O prazo para as candidaturas à operação 8.1.6. do PDR 2020, destinada à melhoria do valor económico das florestas, no eucaliptal, foi alargado passando para 29 de Setembro às 17 horas, podendo até essa data candidatarem-se os “detentores de espaços florestais privados, municípios ou suas organizações”. A data original era 31 de Julho de 2017.
Este apoio, destinado especificamente para o eucalipto, prevê apoios na ordem dos 9 milhões de euros para recuperação de povoamentos em sub-produção.
O nível de apoios, direccionado a rearborizações de povoamentos situados em zonas de elevado potencial (ver lista aqui), poderá oscilar entre os 30 e os 50%.
Rearborização
Os apoios a conceder dirigem-se a operações necessárias à rearborização, como destroçamento de cepos, plantação e retancha; construção de redes viárias e divisionais; obtenção de certificados de gestão florestal e a planos de gestão florestal.
Os projectos de investimento que podem beneficiar de apoios têm de ter no mínimo 0,5 ha e apresentar custos elegíveis a partir dos 500 euros.
Agricultura e Mar Actual