Início / Agricultura / Pagamento de 70% das ajudas directas da PAC pode ser antecipado para Outubro

Pagamento de 70% das ajudas directas da PAC pode ser antecipado para Outubro

A Comissão Europeia admitiu hoje, 27 de Junho, no Luxemburgo, poder incluir no pacote de medidas de apoio aos sectores em crise, a apresentar em Julho, a sugestão avançada por Portugal no sentido de antecipar para Outubro o pagamento de 70% das ajudas directas no âmbito da Política Agrícola Comum.

Esta será uma das propostas concretas que a Comissão Europeia deverá apresentar ao Conselho de Ministros da Agricultura já na próxima reunião, a 18 de Julho. No encontro de hoje foi “finalmente reconhecida, por uma maioria de Estados-Membros e pela Comissão Europeia, a necessidade de avançar com medidas de apoio específicas para estes sectores, tendo em conta a situação de dificuldade que os produtores atravessam em toda a União Europeia”, diz um comunicado do Ministério da Agricultura.

Para o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, trata-se de “uma alteração qualitativa de grande importância na posição dos estados-Membros, tendo em conta que há meses que Portugal vem reivindicando a necessidade de adopção de medidas extraordinárias, em conjunto com mais alguns Estados-Membros, esbarrando permanentemente na falta de vontade política de uma maioria que considera que deve ser o mercado a resolver o problema”.

Ainda assim, “não é suficiente”, diz o ministro

Relativamente à proposta de antecipação do pagamento das ajudas directas, o ministro da Agricultura considera que esta é “uma importante medida que, se for aprovada, permitirá a chegada de algum apoio aos produtores um pouco mais cedo do que o previsto no calendário normal, mas que, ainda assim, não é suficiente”.

Capoulas Santos tem vindo a implementar um conjunto de medidas nacionais de apoio ao sector do leite e da suinicultura, reconhecendo no entanto que “o caso do leite está a arrastar-se mais do que o da suinicultura, tendo em conta a especificidade deste mercado”. O ministro recorda que “a todos os factores que ajudaram a que se instalasse uma crise europeia no sector da suinicultura, há a somar o fim do regime das quotas leiteiras no caso deste sector específico”, situação para a qual não há alternativas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.