Início / Agenda / Olivicultura Ibérica em congresso para aumentar rentabilidade

Olivicultura Ibérica em congresso para aumentar rentabilidade

Os Grupos de Trabalho em Olivicultura da Sociedad Española de Ciencias Hortícolas (SECH) e da Associação Portuguesa de Horticultura (APH) decidiram juntar-se para organizar o I Congresso Ibérico de Olivicultura (V Jornadas Nacionales da SECH e VII Simpósio Nacional de Olivicultura da APH). O Congresso vai realizar-se em Badajoz, Espanha, nos dias 13, 14 e 15 de Abril de 2016.

As inscrições para o I Congresso de Olivicultura estão abertas até dia 29 de Janeiro. Segundo a organização, o evento pretende criar um espaço de debate para o intercâmbio de conhecimento sobre temas da actualidade relacionados com o olival, o azeite e a azeitona de mesa, capazes de promover e melhorar a competitividade do sector.

Além disso, a ideia é promover a discussão e fomentar a cooperação entre investigadores, técnicos, produtores, alunos e outros agentes do sector, possibilitando uma troca de experiências que possam resultar no aumento da sua rentabilidade e sustentabilidade. O Congresso aposta ainda em no contacto entre centros de investigação espanhóis e portugueses, com vista a uma conjugação de esforços e rentabilização de recursos, que possam ser usados na busca de soluções para problemas comuns e na melhoria do conhecimento científico.

Os Simpósios decorrerão durante três dias. Nos dois primeiros serão dedicados a sessões científicas onde serão abordadas propostas inovadoras no campo da produção, do processamento, dos subprodutos e do marketing e qualidade. Cada sessão será iniciada por uma sessão plenária, com uma apresentação por convite, a que se seguirão sessões de apresentações orais e pósteres.

Será ainda organizada uma mesa redonda, onde estarão em debate temas mais pertinentes para o sector do olival e do azeite. O terceiro dia será dedicado à realização de uma visita técnica.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.