O período crítico de incêndios florestais e rurais terminou no dia 15 de Outubro de 2018 e o concelho de Mirandela registou menos incêndios e área ardida que em 2017.
Segundo a autarquia, este ano registaram-se 55 ocorrências, totalizando 116 hectares de área ardida, um “resultado animador quando comparado com o ano passado, onde se registaram 93 ocorrências e 163 hectares de área ardida”.
Esta diminuição de ocorrências deve-se ao “empenho e cooperação das entidades responsáveis do sector como são os serviços municipais de Mirandela, principalmente o Serviço Municipal de Protecção Civil/Gabinete Técnico Florestal (SMPC/GTF), Bombeiros Voluntários, Grupo de Intervenção Prevenção e Socorro (GIPS-GNR), Polícia de Segurança Pública e o Comando Distrital das Operações de Socorro de Bragança”, diz a mesma fonte da Câmara.
Campanhas de sensibilização
Também as campanhas de sensibilização efectuadas junto dos munícipes deram frutos, “verificou-se a limpeza mais eficaz das matas em redor de aglomerados populacionais e dos imóveis isolados”.
A gestão de combustíveis e controle de vegetação espontânea foi “efectuada com maior rigor, traduzindo-se assim num decréscimo do número de incêndios e área ardida no concelho de Mirandela”, realça o município.
Agricultura e Mar Actual