A Marinha construiu um Núcleo Museológico, na Direcção de Faróis, que abre agora portas ao público, a partir do dia 12 de Julho, em Paço de Arcos, Oeiras.
Explica uma nota da Marinha que, com “a modernização do Assinalamento Marítimo em Portugal, durante os anos 80, muitos equipamentos, alguns centenários, foram substituídos. Com o objectivo de preservar este importante espólio retirado dos faróis”.
Neste núcleo museológico podem observar-se antigos painéis de azulejos que ornamentavam a antiga sede da Direcção de Faróis, várias ópticas e candeeiros de petróleo que se usavam antes da utilização da energia eléctrica, maquetas de alguns faróis, vitrinas com peças e utensílios da farolagem, quadros com documentos históricos dos faróis e explicação do seu funcionamento e características.
O visitante poderá apreciar peças que durante dezenas de anos iluminaram a costa portuguesa, permitindo a navegação segura de toda a comunidade marítima. Os faróis expostos estarão acesos e existirão quadros explicativos sobre a sua história e modo de funcionamento.
Horário de Visitas
Dias úteis: Às quartas-feiras entre as 14h30 e as 17h00
Fins-de-semana: Quinzenalmente ao domingo entre as 10h00 e as 12h30
Inscrições:
– Através do seguinte email: atendimento.oeiras@f-oeiras-pacodearcos-caxias.pt
O número máximo por visita será de 20 pessoas.
Agricultura e Mar Actual