O Novo Banco, instituição líder no financiamento às empresas em Portugal, e ao turismo em particular, reforçou a sua quota de mercado no crédito a empresas do sector do alojamento, restauração e similares para 23%, ao mesmo tempo que registou uma quota de 27% no registo de PME Líder do sector do Turismo.
“O turismo é um importante pilar da economia nacional e o maior sector exportador nacional com 45% das exportações de serviços, contribui positivamente para a redução do défice externo com um excedente comercial de 3.145 milhões de euros”, destaca fonte institucional do banco.
Turismo como Pilar da Economia
Na passada semana, antecipando o Dia Mundial do Turismo, o ovo Banco promoveu a Conferência “O Turismo como Pilar da Economia Nacional” na Universidade do Algarve, em Faro, tendo por objectivo debater os desafios e oportunidades de crescimento deste sector tão relevante para o País.
O evento, que contou com a presença de mais de 300 empresários, está integrado num Ciclo de Conferências para o sector empresarial que o Novo Banco promove a nível nacional (já realizadas este ano em Aveiro, Leiria e Évora), com o objectivo de destacar os melhores contributos para a economia nacional em termos de exportação, investimento e criação de emprego e debater os desafios e oportunidades para as empresas portuguesas.
“É neste contexto que o banco se posiciona como uma referência na banca de empresas, tendo em conta que cerca de 70% da carteira de crédito é ao sector empresarial – a média da restante banca é inferior a 50% – e onde actua com uma estratégia clara de apoio aos sectores mais estruturantes para a economia portuguesa”, afirma a mesma fonte.
A conferência contou com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e com as intervenções do presidente da NERA, Vítor Cabrita Neto e do presidente do Novo Banco, António Ramalho, para além de uma mesa redonda com responsáveis de empresas.
Agricultura e Mar Actual