O Novo Banco está na Feira Nacional de Agricultura (FNA), em Santarém, até 12 de Junho, a apresentar as suas soluções de tesouraria para crédito de campanha, conta corrente, factoring, NB Express Bill e gestão de pagamento a fornecedores.
“Com o objectivo de garantir a sustentabilidade” das empresas, o Novo Banco desenvolveu as Soluções Agricultura que “apresentam a oferta mais completa de produtos e serviços financeiros para as empresas do sector agrícola”, diz fonte institucional do banco.
Para o efeito, o Novo Banco tem um protocolo com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) para adiantamento de incentivos financeiros. Esta solução pode ter como beneficiários empresas e empresários agrícolas associados da CAP e destina-se a financiamentos de curto prazo para antecipação de ajudas directas do IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas.
As medidas abrangidas no protocolo com a CAP:
(1) Regime de Pagamento Único (RPU);
(2) Manutenção da Actividade Agrícola em zona desfavorecida;
(3) Medidas Agro-ambientais (alteração dos modos de produção agrícola, protecção da biodiversidade doméstica, intervenções territoriais integradas;
(4) Outros regimes de ajuda (Prémio por vaca em aleitamento, Prémio por ovelha e por cabra, Pagamento específico para o arroz, Ajuda transitória ao tomate para transformação, Prémio às proteaginosas, Pagamentos complementares medidas agro-ambientais e protecção do património oleícola, Prémio por superfície para os frutos de casca rija.
O Novo Banco financia até 90% do valor do subsídio, confirmado pelos serviços técnicos da CAP, entidade devidamente credenciada pelo IFAP, tendo o contrato um prazo máximo de um ano. O pagamento dos juros será trimestral e postecipado. O reembolso integral ocorrerá no vencimento, ou antecipadamente com o recebimento dos subsídios pagos pelo IFAP.
Apoio à Certificação Agrícola
Outro produto que o Novo Banco está a apresentar na Feira de Santarém é o de apoio à certificação agrícola, para financiamento de projectos de implementação de melhorias com vista à certificação. “No sentido de apoiar as PME do sector agrícola e agro-industrial a melhorarem a sua competitividade e notoriedade junto dos seus clientes, o NB criou uma linha de Linha de Crédito de Apoio à Certificação Agrícola, em parceria a SGS – maior e mais reconhecida certificadora mundial”, afirmam as mesmas fontes.
O certame, como é habitual, decorre no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, e recebe, durante nove dias (de 4 e 12 de Junho), a maior e mais antiga feira do sector agrícola, este ano associada à temática da “Fruta Portuguesa”.
Agricultura e Mar Actual