A Nazaré assinala no próximo fim de semana o Dia do Homem do Mar, um evento organizado pela Paróquia da Pederneira (Nazaré), Município da Nazaré e Capitania do Porto da Nazaré.
“O Dia do Homem do Mar é uma festa popular de grande importância para os habitantes e comunidade piscatória”, diz fonte da autarquia.
No sábado, da 6 de Maio, realiza-se a procissão em terra, desde o Centro Cultural da Nazaré até à Capela de Nossa Senhora dos Aflitos (15h00), seguida de missa no areal, em frente à Capitania (16h00). Um espectáculo de homenagem ao pescador, em frente ao Centro Cultural da Nazaré, às 22 horas, encerrará o primeiro dia de festejos.
Procissão Marítima
No domingo, 7 de Maio, realizar-se-á o percurso das imagens, entre o Porto da Nazaré, Nazaré, Sítio e Pederneira, seguida da Procissão Marítima do “Dia do Homem do Mar”, às 16h00, cumprindo o ritual das tradicionais três voltas à enseada da Nazaré.
A gastronomia é uma das novidades destes dois dias de festejos, com o funcionamento das Tasquinhas junto à Secagem do Peixe.
Agricultura e Mar Actual