O navio hidrográfico NRP D. Carlos I, no âmbito da Iniciativa Mar Aberto 17, permaneceu atracado no porto de Bissau, capital da Guiné-Bissau, no período de 13 a 27 de Outubro, largando na manhã de sexta-feira em direcção a Nouakchott, na Mauritânia, onde se prevê atracar no dia 31.
Explica um comunicado da marinha que a estadia do navio em Bissau promoveu os projectos de cooperação técnico-militar, potenciando das capacidades de defesa e segurança marítima, e as relações de amizade e confiança entre os dois países.
Acções de formação
Durante a permanência neste porto foram realizadas a bordo, acções de formação com o Pelotão de Abordagem ministrada pela equipa de Fuzileiros embarcada e formação e treino em marinharia, navegação, manobra do navio, socorrismo e suporte básico de vida, produção de energia, instalação propulsora e limitação de avarias dirigidas aos militares da Marinha de Guerra da Guiné-Bissau.
Paralelamente foi realizado um importante levantamento hidrográfico pela lancha de sondagem do Instituto Hidrográfico no porto de Bissau.
Agricultura e Mar Actual