A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) e a Mare Startup, iniciativa de apoio ao empreendedorismo no mar, entregaram ontem, 26 de Outubro, o Prémio MareInov Montepio, no valor de 10.000 euros, ao projecto de inovação na área da aquicultura Aqua Line.
Integrado no programa de empreendedorismo Mare Startup, o Prémio MareInov Montepio pretende distinguir e apoiar projectos empresariais de base científica e tecnológica relacionados com o mar e oceanos, e que se encontrem na fase inicial de actividade. Ao associar-se a esta iniciativa, através do Montepio Investimento, a CEMG reforça o “seu compromisso com projectos de empreendedorismo orientados para a inovação e impacto na sociedade”, refere um comunicado da instituição.
Produção de microalgas e copépodes
O vencedor desta edição do Prémio MareInov Montepio, o projecto Aqua Line, destina-se à produção de forma inovadora de microalgas e copépodes para o sector da aquicultura, e pertence à empresa Pen Wave, especializada na cultura destes organismos. Para além do prémio monetário de 10.000 euros, o projecto vencedor receberá também apoio gratuito ao nível de mentoria, consultoria e assessoria jurídica, bem como acompanhamento no desenvolvimento do plano de negócios e marketing.
A Mare Startup surgiu em 2015, a partir de um protocolo entre a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, e a SaeR – Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco, e conta com o apoio da CEMG.
A cerimónia de entrega do Prémio MareInov Montepio decorreu ontem, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e contou com a presença de Filipa Costa, directora adjunta da DMKE, em representação da CEMG, e do professor José Guerreiro, coordenador-geral da Mare Startup.
Agricultura e Mar Actual