Início / Featured / Moçambique tem potencial de pesca de atum de 200 mil toneladas. Até Agosto só capturou 2.433 t

Moçambique tem potencial de pesca de atum de 200 mil toneladas. Até Agosto só capturou 2.433 t

A pesca de atum em Moçambique tem um potencial estimado em 200 mil toneladas. Mas de Janeiro ao final de Agosto apenas foram capturadas 2.433 toneladas. Quem o diz é a directora geral-adjunta da Administração Nacional das Pescas, Estela Mausse.

Aquela responsável, citada pela agência noticiosa AIM, disse que a quantidade de atum capturado está muito aquém do potencial existente nas águas territoriais de Moçambique e que levaram à constituição da Empresa Moçambicana de Atum (Ematum), que entretanto vai ser extinta.

Criada em 2013 pelo Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE), a Ematum “contraiu um empréstimo de 850 milhões de dólares com os quais adquiriu barcos de pesca e de vigilância e material de guerra, que mais tarde acabou por ser incluído no escândalo das dívidas ocultas contraídas por outras duas empresas públicas com aval do Estado”, refere o portal Macauhub.

Tunamar deverá começar a funcionar em 2019

Em Abril passado, o primeiro-ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário, anunciou a extinção da Empresa Moçambicana de Atum e sua substituição por uma nova sociedade, a Tunamar, ao abrigo de uma parceria com a empresa norte-americana Frontier Service Group.

Sobre a Tunamar, Estela Mausse disse ainda à AIM ter “informações de que vai começar a funcionar em 2019”.

Frota de 24 barcos de pesca

A constituição da nova empresa irá fazer com que a frota de 24 barcos de pesca da Ematum comece finalmente a operar, após anos de inactividade no porto de Maputo.

O empresário norte-americano Erik Prince, presidente do Frontier Services Group, com sede em Hong Kong, assinou em Dezembro de 2017 um acordo com o governo de Moçambique para o estabelecimento de uma parceria para recuperar a Empresa Moçambicana de Atum.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.