O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, vai estar presente hoje, 11 de Julho, na abertura da ExpoVila 3.0, a partir das 17 horas, no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Vila Flor. Um certame destinado à promoção das principais actividades económicas do concelho e que nas edições anteriores gerou mais de um milhão de receitas directas para a economia local.
Na edição deste ano há mais de 200 expositores inscritos, quase o dobro do ano transacto, sendo uma centena do concelho de Vila Flor. A organização, a cargo da Câmara Municipal, realiza um investimento de 348 mil euros, valor que inclui o custo com as estruturas, artistas, animações, promoção e tudo que envolve o evento.
“O retorno económico sente-se não apenas nos expositores que participam no certame, vendem os seus produtos e estabelecem contactos geradores de negócios, mas em diferentes actividades económicas da vila, nomeadamente na restauração, no alojamento, nos pequeno comércio e esse movimento começa logo no período de montagem”, referia uma nota de imprensa da autarquia aquando a apresentação da Feira.
Quanto às receitas geradas pelo evento para o presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Pedro Lima, são surpreendentes, “atendendo ao faco de Vila Flor ter apenas seis mil habitantes”. E são as empresas do concelho que têm prioridade nesta “montra promocional”, seguindo-se os expositores da região. “Uma montra também de orgulho Vilaflorense, porque alguns dos nossos produtos, como o azeite e o fumeiro, conquistaram recentemente medalhas de ouro e prata em concursos nacionais”.
Produtos âncora
No pavilhão principal da ExpoVila 3.0, ficam os produtos âncora, aqueles que pela sua qualidade se diferenciam e têm maior peso na economia local, são eles o vinho, o azeite, a amêndoa, o queijo, o fumeiro, o mel, e outros produtos da terra, aos quais se juntam as actividades turísticas. No exterior fica o artesanato, stands de multiactividades, Freguesias, Associações e Instituições.
Há ainda áreas ao ar livre. Uma zona dedicada à mostra de maquinaria agrícola e industrial, onde os expositores dispõem de área distribuída por lotes de dimensões variadas e um sector destinado a street food, com expositores em pavilhões próprios.
Agricultura e Mar