A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, irá promover amanhã, dia 10 de Novembro, uma Sessão de Auscultação e Partilha de Contributos no âmbito da elaboração do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) 2023-2027.
Esta iniciativa terá lugar no Recinto da Feira de Santana, no Campo de Santana, na Vila de Rabo de Peixe, na Ribeira Grande, a partir das 15 horas, informa uma nota de agenda do gabinete da Ministra.
No âmbito desta deslocação, a ministra da Agricultura será recebida pelo presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e pelo secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura.
O programa contemplará, ainda, uma reunião com a Federação Agrícola dos Açores e uma visita à Fábrica de Chá Gorreana.
PEPAC 2023-2027
A proposta de Regulamento dos Planos Estratégicos da PAC estabelece que cada Estado-membro apresente um plano estratégico único incluindo as medidas de apoio para se alcançarem os objectivos específicos da UE para a futura PAC e a Comissão verifica esses planos e procede à sua aprovação.
Os planos estratégicos da PAC combinarão os instrumentos de apoio da PAC financiados pelo FEAGA – pagamentos directos e intervenções sectoriais e pelo FEADER – intervenções do desenvolvimento rural.
Em linha com os procedimentos previstos na proposta de regulamento, as diferentes componentes do Plano Estratégico da Politica Agrícola Comum 2023-2027 (PEPAC) são sujeitas a contributos através de processo de consulta alargada, que incluem os parceiros económicos e sociais bem como as entidades representativas do sector agrícola, ambiente e da sociedade civil.
Agricultura e Mar Actual