O departamento de estudos do Millennium bcp diz que, no terceiro trimestre de 2016, a economia portuguesa “deverá registar um ritmo de expansão muito reduzido, o que a confirmar-se poderá significar um crescimento inferior a 1% no cômputo de 2016”.
Segundo o analista José Maria Brandão de Brito, “de acordo com a nossa projecção, o PIB português deverá apresentar uma taxa de variação em cadeia de 0,1% no terceiro trimestre de 2016, o que representa uma desaceleração face à expansão de 0,3% observada no período anterior. Em termos homólogos, espera-se um crescimento de 0,8%, 0,1 p.p. [pontos percentuais] abaixo do valor registado no segundo trimestre”.
Aquele analista do Millennium bcp adianta que esta projecção de redução ligeira da taxa de crescimento em cadeia decorre da “expectativa de um contributo negativo do investimento, uma vez que esperamos uma melhoria significativa das exportações líquidas e uma pequena aceleração do consumo privado, em linha com o aumento recente do emprego”.
“Caso este cenário se verifique, será necessário que o PIB exiba um crescimento em cadeia de 0,7% no último trimestre do ano para que a projecção de crescimento em 2016 constante no OE 2017 se concretize”, realça aquele analista.
Agricultura e Mar Actual