O MARÉ — Mercado Abastecedor da Região de Évora fechou o segundo trimestre de 2019 com um resultado líquido de 125,6 milhares de euros, mais 48,2 milhões de euros que em igual período do ano passado, um crescimento de 62,3%.
Aquele mercado do Grupo SIMAB — Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores, apresentou no segundo trimestre deste ano margens operacionais positivas de 54% e 37%, respectivamente, ao nível do EBITDA e do EBIT, que compara com 50% e 23% do período homólogo do ano passado.
Estes são dados expressos no Relatório de Execução Orçamental agora aprovado, de acordo com o qual os resultados antes dos impostos (EBT) ascenderam a 164,4 milhares de euros.
O EBITDA deste segundo trimestre ascendeu, assim, a 215,7 milhares de euros, superior ao de igual período do ano passado em 24,2 milhares de euros (+12,6%).
O desvio favorável, em comparação com o segundo trimestre de 2018, é apurado através do efeito conjugado do aumento dos rendimentos operacionais, em 11 milhares de euros (+2,9%) e da diminuição dos gastos operacionais, em 13,1 milhares de euros (-6,8%).
Actividade comercial
No que se refere à actividade comercial, o documento salienta o aumento da taxa de ocupação no Pavilhão do Mercado, com a ocupação de quatro novas boxes, bem como uma tendência de crescimento de “lugares de terrado”.
Os rendimentos representativos do “core business”, as taxas de utilização, representam 84% dos rendimentos operacionais e ascenderam a 342,5 m€, registando um acréscimo de 18,7 milhares de euros (+5,8%) face a igual período do ano passado.
Comparativamente ao período homólogo do ano passado, destacam-se os rendimentos da área de serviço, decorrente da renegociação do Contrato de Manutenção e Exploração de Posto de Abastecimento, por um período adicional de 20 anos, com reforço da taxa de acesso e da taxa de utilização, que ocorreu no terceiro trimestre de 2018.
Agricultura e Mar Actual