As “melhores Cartas de Vinhos”, um evento da 16.ª edição do ‘Encontro com o Vinho e Sabores’, atraíram, este ano, cerca de 17 mil visitantes. O Concurso Nacional de Cartas de Vinhos, cujos resultados foram anunciados no dia 02. The Yeatman (Melhor Carta de Vinhos), Castas e Pratos (Melhor Carta de Vinhos Regional), Taverna do 8 ó 80 (Melhor Carta de Vinhos a Copo), Restaurante Terra Mãe (Melhor Carta de Vinhos Relação Qualidade-Preço) e o Wine Bar by Cristal (Melhor Carta de Destilados) foram os grandes vencedores da 5.ª edição desta competição, uma iniciativa promovida pela Revista de Vinhos em colaboração com a distribuidora PrimeDrinks.
Muitas foram as mudanças face à última edição, que se realizou em 2013 – uma vez que esta competição acontece de dois em dois anos –, cabendo apenas ao restaurante nazareno Taverna do 8 ó 80 a manutenção da liderança na categoria de ‘Melhor Carta de Vinhos a Copo’. Esta edição trouxe algo de novo: acompanhando uma tendência de consumo que está a agitar o país, a organização introduziu um nova categoria que premiou as ‘Melhores Cartas de Destilados’, o que abriu o horizonte do concurso a bares e similares.
Na categoria Melhor Carta de Vinhos (absoluta) foram coroados, para além do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, o DOP, o restaurante do Chef Rui Paula no Porto, e o Rei dos Leitões, na Mealhada, respectivamente em segundo e terceiro lugares. A elevada qualidade das cartas, facto que revela uma maior aposta nos vinhos e na figura do escanção, obrigou à atribuição de sete menções honrosas: Il Gallo d’Oro (Funchal), Ocean Restaurant (Armação de Pera), Estado d’Alma Bar e Bistrô (Lisboa), Beef & Wines (Funchal), LAB by Sergi Arola (Linhó), Casa da Dízima (Paço de Arcos) e Tasca do Joel (Peniche). Recorde-se que na edição anterior foram atribuídas nove menções honrosas no total, tendo esse número aumentado para 19 no que toca aos vinhos e mais três se falarmos dos destilados.
Analisando a origem dos restaurantes premiados é muito interessante ver que são de zonas bem distintas, polvilhando Portugal Continental e as ilhas, que estão ambas representadas. Se o Douro tem marcado uma forte presença em edições anteriores, as regiões Centro e Oeste destacaram-se nesta edição; o Alentejo também esteve bem representado.
O Concurso ‘Melhor Carta de Vinhos’, que se realiza de dois em dois anos desde 2007, pretende escolher e premiar, entre os restaurantes estabelecidos em Portugal, aqueles que mais e melhor investem na criação de uma boa oferta de vinhos (e destilados), privilegiando a satisfação dos seus clientes. Esta é também uma forma de incentivar os restaurantes a terem uma oferta de vinhos diversificada, com informação correcta e actualizada e de praticarem preços moderados. A entrega dos prémios deste Concurso tem lugar no ‘Encontro com o Vinho e Sabores’, onde estão reunidos mais de 2000 vinhos, sendo uma forma de dar a conhecer aos agentes da restauração mais e melhores opções para integrarem as suas cartas.
Agricultura e Mar Actual