Mais de duas centenas de “voluntários do mar”, entre os quais a vereadora com o pelouro do Ambiente na Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Ana Luísa Soares, participaram este domingo (18 de Fevereiro) na limpeza do cais palafítico da Carrasqueira e porto do Possanco, na freguesia da Comporta, no âmbito da acção de sensibilização “Mariscar SEM Lixo”.
Embalagens de plástico de sal fino
Recorde-se que esta campanha visa acabar com o mau hábito de se deixar as embalagens de plástico de sal fino na maré depois do seu uso para apanhar lingueirão e casulo e eliminar a contaminação do ecossistema das pradarias marinhas do estuário do Sado pelo plástico introduzido pela comunidade piscatória e lúdica local, através da mariscagem.
No ano passado foram retirados do estuário do Sado 6,6 toneladas de lixo; os números deste domingo ainda estão a ser apurados pela associação.
A acção “Mariscar SEM Lixo” é organizada pela Ocean Alive, com o patrocínio do Oceanário de Lisboa e da Oceano Azul Foundation, co-organização da Associação da Comunidade Piscatória da Carrasqueira e a parceria da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Junta de Freguesia da Comporta, Herdade da Comporta, Reserva Natural do Estuário do Sado e Ambilital.
Agricultura e Mar Actual