O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP), coordenou uma operação de resgate de três tripulantes do navio de pesca Catamar, de bandeira portuguesa, que se encontrava a cerca de 37 km a sul do porto de Sines, em risco de afundar.
O alerta chegou ao MRCC cerca das 11h40 através de uma chamada rádio em VHF, realizada pelo mestre do navio de pesca.
Lancha Cassiopeia
“Foram imediatamente empenhados para o local a lancha Cassiopeia, da Marinha Portuguesa e o helicóptero EH-101 da Força Aérea”, diz um comunicado da Marinha Portuguesa.
Cerca das 13h10, os três pescadores foram resgatados pelo EH-101 que os transportou para o Aérodromo de Trânsito Nr.1 Figo Maduro onde já se encontravam as ambulâncias para prestar os cuidados necessários, acrescenta o mesmo comunicado da Marinha.
A Marinha é um Ramo das Forças Armadas, dotado de autonomia administrativa, que se integra na administração do Estado, através do Ministério da Defesa Nacional.
A missão da Marinha é “Contribuir para que Portugal use o mar”. Para cumprir a missão, a Marinha definiu três funções: Dissuasão, defesa militar e apoio à política externa; Segurança e autoridade do Estado; Desenvolvimento económico, científico e cultural.
Agricultura e Mar Actual