“A Ovibeja é uma montra do que se está a viver em Portugal, do que se está a viver no Alentejo e do que se vive na Agricultura. É um período de crescimento. Comparando com as últimas edições nota-se a diferença. Há mais gente, mais stands, melhor programa, mais movimento. Quer dizer que o país está a crescer, a agricultura e o Alentejo também. E isso é bom.”
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, traduziu com estas palavras o que viu e ouviu durante mais de cinco horas de visita à Ovibeja, este ano dedicada ao tema da internacionalização e que decorre de 27 de Abril a 1 de Maio no Parque de Feiras e Exposições de Beja.
Manuel de Castro e Brito
À entrada, o Presidente da República elogiou particularmente a iniciativa de atribuição do nome de Manuel de Castro e Brito ao Parque de Feiras e Exposições de Beja. “Manuel de Castro e Brito foi a alma da Ovibeja, ano após ano, década, após década. A Ovibeja é hoje o que é por sua causa. Por isso é bom que, à entrada da Ovibeja, fique para sempre registada a memória desse grande homem”.
No dia em que a 35ª edição da grande feira do Sul abriu portas para cinco dias de grandes encontros entre pessoas, negócios, bens e produtos, Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos muitos visitantes que apreciaram as inúmeras expressões que o Alentejo e o país mostram na grande feira do Sul aberta até ao próximo dia 1 de Maio 2018.
O azeite é o tema do simpósio que marcará o segundo dia da Ovibeja, depois do concerto dos Xutos e Pontapés que inaugura a primeira OviNoite.
Agricultura e Mar Actual