Início / Agenda / Magos IS apresenta resultados de produção de arroz com rega gota-a-gota na Azambuja

Magos IS apresenta resultados de produção de arroz com rega gota-a-gota na Azambuja

A Magos Irrigation Systems (Magos IS) e os seus parceiros do consórcio do ensaio de produção de arroz com rega gota-a-gota — Rivulis, Lusosem, ADP Fertilizantes, Heliflex e Borrego Leonor & Irmão — apresentam os resultados conseguidos na exploração do agricultor José Gaga, na Azambuja, no próximo dia 19 de Setembro.

O programa final ainda não é conhecido, mas as inscrições estão já abertas. A participação é gratuita mas de registo obrigatório, aqui.

Relembre-se que os resultados preliminares do ensaio de produção de arroz com rega gota-a-gota realizado nos campos demonstrativos da AgroGlobal, em Santarém, em Setembro de 2023, demonstraram que esta tecnologia de rega torna viável a produção de arroz em novas áreas agrícolas, fora das tradicionais bacias produtoras, conseguindo-se, simultaneamente, uma melhor gestão das infestantes, o principal factor biótico responsável pela perda de rendimento na cultura.

“O arroz surge assim como uma boa alternativa para integrar numa rotação de culturas agrícolas anuais”, garantiam então os responsáveis pelo ensaio.

Portugal é o maior consumidor de arroz da União Europeia. Cada português consome em média mais de 16 quilogramas de arroz por ano, de acordo com os dados da Associação Nacional dos Industriais de Arroz. Em Portugal, o arroz ocupa anualmente cerca de 30.000 hectares.

Além disso, a produção deste cereal é a única em que o país tem uma taxa de auto-aprovisionamento de cerca de 70%. Contudo, nos últimos anos, a fileira do arroz tem enfrentado vários desafios como a escassez de água e as infestantes, a que os produtores procuram responder, testando novas estratégias.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa testa protótipo da primeira ilha artificial no exercício REPMUS

Partilhar              A Marinha Portuguesa, através do CEOM — Centro de Experimentação Operacional da Marinha, desenvolveu o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.