Os lucros brutos da frota pesqueira da União Europeia (UE) deverão ascender a 1.673 milhões de euros em 2024, um aumento de 14,5% face ao ano anterior. A projecção consta no Relatório Económico Anual de 2024 sobre a frota pesqueira da União Europeia, divulgado hoje, 18 de Novembro, pela Comissão Europeia.
A “frota pesqueira da UE vê a rentabilidade melhorada, mas os desafios estruturais permanecem”, adianta uma nota de imprensa da Comissão Europeia.
A melhoria é atribuída a factores como o progresso na obtenção de stocks sustentáveis, preços médios de primeira venda mais altos em diversas espécies, redução na capacidade de pesca, redução nos preços dos combustíveis e redução no consumo de combustível.
A melhoria em relação à sustentabilidade dos stocks de peixes da UE, impulsionada por medidas da União para reduzir o esforço de pesca nos últimos anos, “provou ser economicamente benéfica: frotas que visam stocks explorados de forma sustentável ao longo de vários anos tendem a melhorar tanto a lucratividade quanto os salários. O estudo também mostra que mudar para técnicas de pesca menos intensivas em combustível traz não apenas benefícios ambientais, mas também diminui custos e fortalece a resiliência socioeconómica”, acrescenta a mesma nota.
Quanto aos desafios estruturais para a frota, passam pelas embarcações envelhecidas. O número de embarcações inactivas na frota da UE continua a aumentar, representando 25% do registo da frota da União, e “o desempenho socioeconómico das frotas de pesca costeira de pequena escala está a ficar para trás”.
Para o vice-presidente executivo responsável pelo Pacto Ecológico Europeu, Maroš Šefčovič, “a prosperidade do nosso sector pesqueiro é crucial para comunidades costeiras prósperas. Embora o sector mostre sinais de recuperação da crise energética, devemos continuar a trabalhar na recuperação dos stocks para comunidades pesqueiras mais resilientes. Também devemos dobrar os nossos esforços para fazer a transição para usos de energia de baixo carbono e embarcações, equipamentos e métodos de pesca que exijam menos energia. A UE continuará a fazer o máximo para apoiar um sector competitivo e sustentável”.
Pode ler o Relatório Económico Anual de 2024 sobre a frota pesqueira da União Europeia aqui.
Agricultura e Mar