Início / Lazer / Lisboa é a cidade mais congestionada a nível ibérico

Lisboa é a cidade mais congestionada a nível ibérico

A TomTom (TOM2) divulgou pelo quinto ano consecutivo o Índice de Tráfego Global Anual e em 2015 a capital lisboeta converteu-se na cidade mais congestionada a nível ibérico, ultrapassando as principais cidades espanholas.

De acordo com o estudo, Lisboa apresenta um nível de congestionamento geral de 31%, registando um aumento de 2% em relação ao ano passado. Madrid, a capital do país vizinho, apresenta um nível de congestionamento de 23%, ultrapassado apenas por Barcelona (28%) e Palma de Maiorca (27%). As cidades de Valência (21%) e Corunha (21%) completam o top de cidades espanholas com maior índice de tráfego.

35 minutos por dia no trânsito

O índice realça ainda que no último ano os condutores lisboetas passaram em média 35 minutos extra por dia no trânsito, que somados resultam num gasto anual de 136 horas na estrada. O dia mais congestionado de 2015 em Lisboa foi 19 de Março.

A cidade do Porto regista um nível de congestionamento inferior, situado nos 23%, mantendo o valor do ano passado. Na cidade invicta, o tempo extra despendido no trânsito é de 27 minutos por dia, que acumulado perfaz um total de 104 horas no final do ano. O dia com o índice de congestionamento superior no ano de 2015 no Porto foi dia 23 de Dezembro.

As manhãs de segunda-feira (Porto), as manhãs de terça-feira (Lisboa) e as tardes de sexta-feira (Lisboa e Porto) são os períodos com maior nível de congestionamento. Os níveis de congestionamento em auto-estrada, por contraste com dos restantes itinerários, situam-se, respectivamente, nos 14% e 32% em Lisboa e nos 16% e 27% no Porto.

Para mais informação sobre o Índice de Congestionamento, e uma consulta personalizada, clique aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Bairrada recebe 12ª edição das Jornadas de Enoturismo a 20 e 21 de Novembro

Partilhar              A 12ª edição das Jornadas de Enoturismo realizam-se a 20 e 21 de Novembro no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.