O Partido Socialista (PS) pondera “a ligação da dessalinizadora de Sines ao Alqueva e/ou até Odemira por cabo marítimo para dar resposta à procura para consumo agrícola em Odemira e posteriormente no Algarve através da ligação de Santa Clara à Bravura”.
Para os socialistas, segundo o seu programa eleitoral, “a água é a fonte da vida nos ecossistemas por isso é fundamental acautelar o seu uso eficiente. Desenvolver Planos de Eficiência Hídrica à escala regional e local é imperativo, assegurando o aproveitamento racional dos recursos hídricos e a redução das perdas nos sistemas em alta ou em baixa, imprescindíveis para uma gestão inteligente da água e para assegurar disponibilidades para o consumo humano, animal, fins de agricultura ou regadio”.
Desta forma, o PS propõe “garantir uma maior resiliência dos territórios mais afectados pelos efeitos das alterações climáticas, quer face a secas, quer face a cheias e inundações, reduzindo as perdas, revendo as licenças de captação e de descarga dos grandes operadores económicos, regulando as tarifas dos serviços de águas e promovendo a reutilização de água residuais tratadas para fins compatíveis”.
Avaliar a viabilidade de Barragem da Foupana
Segundo o “Plano de Acção para Portugal Inteiro 2024”, o programa eleitoral dos socialistas, o partido liderado por Pedro Nuno Santos, compromete-se ainda a “promover a ligação do Pomarão ao Guadiana e a ligação do Alqueva à Barragem de Monte da Rocha; a ligação do Sotavento ao Barlavento; e a construção e exploração da nova barragem do Alvito no rio Ocreza, a ser financiada pela concessão da Barragem do Cabril”, assim como “avaliar a viabilidade de Barragem da Foupana para o sector agrícola, a ligação ao Alqueva ou a ligação da Barragem de Santa Clara à Barragem da Bravura no Barlavento”. Por outro lado, o PS compromete-se a “avaliar a viabilidade da Barragem de Girabolhos”.
Pode ler o programa eleitoral do PS aqui.
Agricultura e Mar