O Porto de Setúbal viu o seu parceiro Lallemand Iberia realizar, no passado dia 30 de Julho, a primeira exportação de Concentrado de Mosto Solúvel (CMS), carregado no navio “Orasund” através da ligação pipeline da empresa.
Diz fonte daquela infra-estrutura portuária que com esta nova área da exportação, a Lallemand, empresa única em Portugal na área das leveduras de panificação (ramo da biotecnologia) “reforça a relevância da sua localização e ligação ao porto que conta já com 45 anos, nomeadamente, com operações de importação de melaço”.
Para alimentação animal
O CMS, também denominado vinassa, é utilizado na alimentação animal ou como fertilizante orgânico aplicado na agricultura biológica nas mais diversas culturas vegetais.
“Com esta nova possibilidade de encontrar novos mercados para o escoamento de vinassa foi possível à Lallemand Iberia ficar preparada para dar continuidade às suas obras, em curso, de expansão da nova unidade de levedura seca, com um investimento total de 3,8 milhões de euros. Por sua vez, o Porto de Setúbal também reforça a sua capacidade exportadora, com mais uma empresa a escoar os seus produtos pelo porto”, realça a mesma fonte.
Agricultura e Mar Actual