Início / Agricultura / Jornalistas japoneses visitam a região demarcada da Madeira

Jornalistas japoneses visitam a região demarcada da Madeira

Três dos mais influentes líderes de opinião sobre vinho no Japão estão esta semana de visita à ilha da Madeira. O objectivo passa por contactarem in loco com a realidade da Região Demarcada, obtendo desse modo um conhecimento mais efectivo sobre as especificidades de um dos vinhos generosos mais marcantes do mundo – o Vinho da Madeira.

A iniciativa é promovida pelo IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, no âmbito do “Programa de Promoção de Vinhos em Países Terceiros”.

O grupo de jornalistas é constituído por Makiko Morita, da publicação “Daily Wines & Spirits”; Nobuhiko Hashimoto, colunista e também wine educator na “Academie du Vin”; e Takami Hiroa, repórter de vinhos do “Nikkan Keizai Tsushinsha Co”.

A partir desta segunda-feira e até ao final da semana serão guiados pela equipa do IVBAM através de um intenso programa, que se inicia com uma masterclass que enquadra a produção do Vinho da Madeira (focando o historial, terroir, castas usadas, métodos de elaboração, diferentes tipologias, entre outros detalhes) e contempla ainda um circuito de visitas por casas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira, além de momento de harmonização enogastronómica em alguns dos mais emblemáticos restaurantes madeirenses.

Com estas acções, o IVBAM acredita ser possível transmitir de modo mais efectivo um conhecimento pormenorizado sobre a complexidade do Vinho Madeira, criando um impacto e uma empatia largamente superior junto do grupo de convidados, que certamente acabará por gerar resultados no país de origem.

De recordar que em 2015, o Japão representou um volume de 284.603,50 litros, equivalente a um 1,72 milhões de euros nas exportações de Vinho Madeira. O mercado nipónico é dos mais expressivos na balança comercial de exportações.

Agricultura e Mar Actual

 

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.