O Comando Territorial de Viseu, através do Posto Territorial de Nelas, no dia 24 de Agosto, deteve dois homens de 27 e 32 anos, pelo crime de furto de óleo alimentar usado, no concelho de Nelas.
Refira-se que há empresas de recolha e comercialização de óleo alimentar usado que se destina depois à produção de biodiesel, em Portugal ou no estrangeiro. 1000 litros de óleos alimentares usados permitem produzir entre 920 a 980 litros de biodiesel.
Segundo uma nota de imprensa da GNR, no âmbito de uma acção de patrulhamento, os militares da Guarda procederam à fiscalização aleatória de um veículo automóvel e verificaram um comportamento suspeito por parte dos ocupantes do veículo. No decorrer das diligências policiais foi efectuada uma busca ao veículo, onde se constatou que os suspeitos transportavam diversos recipientes com óleo alimentar usado, sem conseguir justificar a sua proveniência.
“No seguimento da acção apurou-se, que o óleo havia sido furtado do interior de oleões, utilizados para a recolha de óleos alimentares usados e distribuídos pelo Centro do País, recorrendo os suspeitos à utilização de uma chave falsa”, acrescenta a mesma nota.
A acção culminou com a detenção dos suspeitos e com a apreensão do seguinte material: 16 jerricans; 28 litros de óleo.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Nelas.
Agricultura e Mar