O prazo para as inscrições ao Concurso Florestal Europeu YPEF terminam já no próximo dia 10 de Março. As inscrições podem ser feitas aqui. A primeira prova nacional tem lugar a 17 de Março de 2017 e a prova final nacional ocorre entre 27 e 28 de Abril de 2017. A final europeia ocorrerá no final de Setembro e inicio de Outubro, na Hungria.
A equipa nacional vencedora e professor coordenador terão direito a uma viagem à Final Europeia com tudo pago, informa a Forestis – Associação Florestal de Portugal.
O Concurso Florestal Europeu YPEF é um concurso interdisciplinar que desafia os jovens a conhecer a floresta, biodiversidade e o sector florestal. Neste, terão a oportunidade de analisar o seu comportamento, aumentar a sua consciência cívica e florestal e ganhar uma maior capacidade interventiva nos processos de tomada de decisão sobre a gestão e conservação da floresta.
Os objectivos deste concurso passam por dar a conhecer a floresta, a biodiversidade e o sector florestal; sensibilizar para a importância de valorizar e proteger estes ecossistemas; propiciar o intercâmbio de experiências entre jovens com interesses semelhantes; e criar bases para uma maior participação e intervenção dos jovens em processos de decisão ligados à gestão florestal sustentável.
Quem se pode candidatar
Em Portugal, o concurso dirige-se a todos os jovens com idades entre os 15 e os 19 anos (inclusive) que frequentem o ensino secundário/profissional em escolas públicas/privadas e um professor de qualquer área pedagógica.
Os alunos terão de formar uma equipa de três elementos, em que todos sabem falar inglês, o professor coordenador preenche a ficha de inscrição e o director de escola terá de preencher e assinar a declaração de autorização.
A Forestis – Associação Florestal de Portugal, que promove o concurso em Portugal, é um movimento associativo de âmbito nacional, de utilidade pública, sem fins lucrativos fundado em 1992, com o intuito de apoiar activamente a gestão, a defesa e o associativismo na floresta privada e comunitária.
Em resultado da sua actividade em 2001 foi reconhecida como equiparada a Organização Não Governamental do Ambiente.
Actualmente, conta com 31 Organizações de Proprietários Florestais (OPF) associadas, com âmbito de actuação sub-regional, que representam e apoiam tecnicamente mais de 15.000 proprietários florestais.
A intervenção da Forestis passa, por isso, pela representação e defesa de interesses dos seus associados junto de entidades públicas e privadas, nacional e internacionalmente. Para isso, participa nos vários fóruns de decisão política e técnica florestal e dota-se de uma equipa multidisciplinar que gere e executa projectos estratégicos e inovadores, quer no âmbito da adopção de novas tecnologias ao serviço da floresta quer na transferência de know-how sobre assuntos actuais como a promoção da gestão florestal sustentável e a protecção dos espaços florestais contra incêndios e pragas e doenças.
Agricultura e Mar Actual