O InovMilho – Centro de Competências das Culturas do Milho e Sorgo, apresentou no passado dia 7 de Julho na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, o AgriJovem 2023, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
A apresentação ocorreu durante o Dia de Campo InovMilho que reuniu cerca de 250 pessoas que assistiram ao resultado de um ano de trabalho de 11 alunos de várias instituições de ensino agrário em Portugal.
O AgriJovem vai ter lugar dia 13 de Outubro no Instituto Superior de Agronomia, e tem como objectivo “capacitar os jovens estudantes para enfrentar os desafios deste sector”, explicou Joana Cruz-Schilling, da Comissão Europeia em Portugal.
As inscrições para participar nesta jornada estão abertas até 31 de Julho e pode fazê-las aqui.
AgriJovem
O AgriJovem é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com a colaboração da Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) — Rede Rural Nacional e o apoio do Instituto Superior de Agronomia, exclusivamente dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma actividade profissional no sector agrícola em Portugal.
A Representação da Comissão Europeia convida um grupo de 40 estudantes do ensino superior em Portugal, a reflectir sobre várias políticas europeias que têm um impacto directo na actividade agrícola no território nacional e europeu. Através de um programa de conversas e sessões práticas, propomos reunir vários protagonistas da política agrícola nacional e europeia, da academia, agricultores com experiência do sector e jovens agricultores em início de actividade, numa partilha de experiências que proporcionará aos participantes enriquecer o seu percurso académico e profissional, para que ele seja um percurso mais consciente e informado sobre os desafios e oportunidades do sector.
Trata-se de um dia de partilha com conversas, debates e sessões práticas para promover uma melhor compreensão e sensibilidade para as políticas europeias, em particular para a razão de ser da Politica Agrícola Comum e da Estratégia “do Prado ao Prato” do Pacto Ecológico Europeu; e dar a conhecer as especificidades e importância do sector agrícola no contexto dos novos desafios da transição digital e energética.
E também para experienciar a criação de inter-relações entre jovens estudantes, jovens agricultores e agricultores experientes e, deste modo, contribuir para a partilha e transferência de conhecimento; e contribuir para um percurso académico e profissional mais consciente e informado dos participantes.
Agricultura e Mar