Início / Agricultura / INE espera aumento generalizado das produtividades dos cereais de Outono/Inverno

INE espera aumento generalizado das produtividades dos cereais de Outono/Inverno

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 30 de Abril, apontam para aumentos generalizados de produtividade dos cereais de Outono/Inverno, em resultado das condições meteorológicas favoráveis registadas ao longo de todo o ciclo vegetativo.

“As condições meteorológicas de Março e Abril tiveram um efeito positivo no desenvolvimento vegetativo das culturas cerealíferas de Outono/Inverno, que se encontram na fase de espigamento/início da maturação, muito exigente em necessidades hídricas”, refere o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2024, do INE.

E adianta que “a precipitação ocorrida tem promovido o crescimento das espigas e o enchimento do grão, o que se irá traduzir num aumento generalizado das produtividades, depois de duas campanhas fortemente marcadas pela seca”.

Culturas de Primavera/Verão

Já a instalação das culturas de Primavera/Verão “tem decorrido com normalidade, com a campanha de regadio assegurada na maioria das albufeiras hidroagrícolas, que apresentam níveis de armazenamento acima da média, mantendo-se, no entanto, restrições de utilização de água de rega no Algarve”.

Quanto às sementeiras do arroz, referem os técnicos do INE que “iniciaram-se no final de Abril, com algum atraso, e irão decorrer até ao final de Maio. Apesar da área instalada ainda ser reduzida, não se prevêem variações face a 2023”.

Pode ler o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2024 aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.