O IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas confirmou um erro no pagamento do Prémio às Vacas em Aleitamento, efectuado em Outubro, que só será corrigido em Dezembro.
Durante a reunião de 18 de Novembro, da Comissão de Acompanhamento das Ajudas, em que a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, o IFAP “teve oportunidade de esclarecer que em Outubro apenas foram pagas até 20% de novilhas e não os 40% que estavam previstos para este ano”, explica uma nota de imprensa da Confederação.
Pagamento em Dezembro
Este ‘lapso’ não pode, contudo, ser corrigido neste momento, uma vez que o IFAP já pagou 70% desse prémio e não poderá ultrapassar essa percentagem este mês. Assim, estes animais serão pagos quando se efectuar o pagamento do saldo, em Dezembro.
O IFAP esclareceu ainda que este acréscimo de animais elegíveis, implica que o rateio seja de 13%; ou seja, na prática o valor a receber por cabeça, será cerca de 119,19 euros.
Isto significa é que o aumento previsto pelas “ajudas Covid”, de 120€ para 137€/cabeça foi anulado pelo aumento da percentagem das novilhas e do intervalo entre partos, conforme com as medidas de apoio para mitigação da seca.
Pagamentos efectuados a vacas em aleitamento – Campanha 2020 – Por Região até 30 de Outubro
Agricultura e Mar Actual