A CIMAA — Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo tem aberto o período de submissão de candidaturas ao procedimento concursal para a integração, por tempo incerto, de seis assistentes operacionais (sapador florestal) para os territórios de Monforte, Nisa e Ponte de Sôr. As candidaturas podem ser efectuadas até ao dia 30 de Agosto.
Os candidatos deverão ter pelo menos 18 anos de idade e a escolaridade obrigatória. O vencimento mensal é de 821,83 euros.
Segundo o Aviso na Bolsa de Emprego Público (ler aqui), trata-se de um “trabalho especializado com perfil e formação específica adequados ao exercício de actividades de silvicultura e defesa da floresta, como designadamente: silvicultura preventiva, na vertente da gestão de combustível florestal, com recurso a técnicas manuais, moto manuais, mecânicas ou fogo controlado, entre outras; manutenção e protecção de povoamentos florestais, no âmbito da gestão florestal e do controlo de agentes bióticos nocivos; e silvicultura de carácter geral.
Por outro lado, os candidatos devem ainda ter formação específica para o desenvolvimento de actividades de manutenção e beneficiação de infra-estruturas de defesa da floresta e de apoio à gestão florestal; sensibilização das populações para as normas de conduta em matéria de protecção florestal, nomeadamente no âmbito do uso do fogo, da limpeza das florestas e da fitossanidade; vigilância armada, primeira intervenção em incêndios florestais, apoio a operações de rescaldo e vigilância activa pós-rescaldo, no âmbito da protecção civil, sendo ainda um agente de protecção civil.
O exercício da actividade do sapador florestal é no território da NUT III do Alto Alentejo, coincidente com a área da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, podendo ser chamado a intervir fora desta área nas situações, em situações excepcionais que o requeiram, enquanto agente de protecção civil.
Pode descarregar o formulário de candidatura aqui.
Agricultura e Mar