O Governo já recebeu 1400 contributos para o Simplex 2016, afirmou a Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa à agência Lusa após o encontro da Volta Nacional Simplex em Lisboa. Estas sugestões chegaram através do site www.simplex.gov.pt.
O Governo vai recolher sugestões para o Simplex 2016, até ao final do mês de Março. O programa de simplificação administrativa será apresentado em Maio.
Graça Fonseca acrescenta que “enviámos uma carta a todos os funcionários do Estado a convidar a identificar problemas e a dar contributos”, e “temos recebido centenas de respostas dos funcionários públicos”.
O Governo entende que os funcionários públicos são importantes no processo de simplificação administrativa já que “são as pessoas que estão na primeira linha do atendimento aos cidadãos e empresários” e, por isso, “identificam quais os principais bloqueios do ponto de vista do exercício da sua actividade”.
Volta Nacional Simplex
A Secretária de Estado fez também um balanço bastante positivo dos encontros da Volta Nacional Simplex, de que o de Lisboa foi o 18.º. “Para nós foi bom porque cumprimos os objectivos a que nos propusemos”, e os encontros permitiram “identificar problemas e mapear burocracias”.
Graça Fonseca destacou o “número de pessoas que estiveram nos encontros ao longo do País, cerca de 1.200 pessoas, sempre muito participativas” e a importância da informação recolhida: “Vamos ter muita matéria-prima para finalizar no mês de Abril”.
A Secretária de Estado sublinhou que estes encontros permitiram ainda perceber as diferentes necessidades de cada região.
No início de Abril, Graça Fonseca reunir-se-á com cidadãos e empresários dos Açores e da Madeira para ouvir os problemas que os utentes daquelas duas regiões enfrentam na relação com a Administração Pública.
Agricultura e Mar Actual