O secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou hoje, 28 de Agosto, na Ilha Terceira, o papel que a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos tem desempenhado na defesa, promoção e valorização de um vinho de excelente qualidade, bem como no contributo que dá ao desenvolvimento da vitivinicultura nos Açores.
“Esta Confraria tem sido um parceiro importante e estratégico para o desenvolvimento e afirmação do vinho verdelho dos Biscoitos, pelo que continuamos a contar com o trabalho de parceria que tem existido com o Governo dos Açores”, afirmou João Ponte, no final de uma reunião com a direcção da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, instituição que celebra este ano o 26.º aniversário.
Reforçado apoio técnico aos produtores de vinho
O governante referiu que será reforçado o apoio técnico prestado aos produtores de vinho nos Biscoitos, através da realização de workshops e mais acções de formação, de modo a permitir que tenham mais e melhor capacidade para produzir vinho e proteger as castas tradicionais.
“Contamos com a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos para trabalhar em sinergia, pois trata-se de um parceiro estratégico no desenvolvimento da vitivinicultura”, frisou João Ponte, acrescentando que, da parte do Governo dos Açores, também existe total disponibilidade para apoiar a Confraria no desenvolvimento dos seus projectos.
Para o Secretário Regional, os grandes desafios que se colocam à viticultura nos Biscoitos passam por mobilizar mais produtores para reconverter as vinhas, recuperar e manter a paisagem, bem como aumentar as áreas de produção de um vinho de excelente qualidade, como é o caso do verdelho dos Biscoitos, “que já é valorizado, mas pode ser ainda mais”.
Actualmente, existem no arquipélago cerca de 1.000 hectares de área de vinha apta para a produção de vinho certificado, contando os Açores com três regiões demarcadas de produção de vinho, nomeadamente Pico, Graciosa e Terceira (Biscoitos).
Agricultura e Mar Actual