A Unidade de Acção Fiscal, através do Destacamento de Acção Fiscal de Coimbra, ontem, dia 20 de Fevereiro, apreendeu 334 quilos de folha de tabaco, na A1, perto da localidade de Albergaria.
A apreensão, explica um comunicado da Guarda Nacional Republicana (GNR), ocorreu no decurso de uma acção de fiscalização realizada na autoestrada n.º 1, direcionada para controlo da circulação de mercadorias sujeitas a acção fiscal ou aduaneira.
A folha de tabaco apreendida era transportada no interior de um veículo ligeiro de mercadorias, proveniente supostamente de Espanha, sem qualquer tipo de documentação comercial e/ou aduaneira.
Valor de 40 mil euros
O valor estimado do tabaco aprendido é de cerca de 40 mil euros, dos quais mais de 35 mil correspondem a impostos devidos ao Estado, nomeadamente o Imposto Especial de Consumo e IVA.
O condutor, de 30 anos, foi detido e constituído arguido pela suspeita da prática do crime de introdução fraudulenta de tabaco no consumo, sendo ainda apreendida a viatura utilizada no transporte da mercadoria.
Agricultura e Mar Actual