A FNAP — Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, associada da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e parceira no projecto “Beeland – Apicultura e Polinização: Impacto na Biodiversidade e Sustentabilidade dos Territórios”, tem em curso um inquérito destinado a agricultores e apicultores com o objectivo do lançamento da aplicação “Bolsa de Polinização”. Um projecto coordenado pelo Centro de Competências da Apicultura e da Biodiversidade.
O inquérito destina-se a contribuir para o melhoramento da aplicação informática que pretendem lançar, de nome “Bolsa de Polinização”, cujo objectivo é auxiliar e promover o encontro entre agricultores que pretendam contratar serviços de polinização e apicultores que prestam estes serviços”.
O inquérito está disponível aqui.
Beeland
O projecto “Beeland – Apicultura e Polinização: Impacto na Biodiversidade e Sustentabilidade dos Territórios” (saiba mais aqui) tem como principal objectivo caracterizar, avaliar e objectivar o valor do serviço ecossistémico proporcionado pelas abelhas e pela apicultura, valorizando o seu contributo para a sustentabilidade e resiliência dos territórios.
Pretende desenvolver um conjunto de outputs capazes de robustecer a actividade apícola e os serviços associados. O projecto rege-se por três linhas de acção específicas, cada qual com objectivos operacionais concretos e dentro das quais se desenvolverão diversas ferramentas.
A Carta de Aptidão Apícola, o Guia de Boas Práticas de Gestão de Paisagem Apícola e os contributos para a actualização dos Cadernos de Especificações das DOP de Mel Português são o exemplo dessas ferramentas pretendendo que se tornem instrumentos de apoio à tomada de decisões, maximizando o valor económico da actividade e o aproveitamento sustentável dos recursos.
Agricultura e Mar