A Fenapícola – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Mel foi recebida, em audiência, pelo secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira. E mostrou estar preocupada com a seca, a falta de floração no eucalipto, alecrim e rosmaninho.
Fizeram parte da ordem de trabalhos da Federação o agradecimento pelo “apoio e pela estreita colaboração” entre a Fenapícola e o Ministério da Agricultura, nomeadamente no apoio aos apicultores que sofreram prejuízos com os incêndios de 2017 e com a seca e que se traduziu na entrega de 41 toneladas de açúcar para fazer face ao problema dos seus associados.
Seca
Na reunião, a associação solicitou a sensibilização do Ministério da Agricultura para as preocupações da federação, sobretudo com as resultantes do gravíssimo problema da seca que se vive, como a falta de floração no eucalipto, no alecrim e no rosmaninho.
Por outro lado pediu a colaboração e apoio na realização, no decorrer do presente ano, da Feira Nacional do Mel e do Congresso Nacional de Apicultura.
Defesa das Cooperativas
A audiência “revelou-se oportuna e profícua, tendo a Fenapícola demonstrado ao Ministério da Agricultura que pode contar com uma federação pro-activa na defesa das Cooperativas dos Produtores de Mel e que canaliza para o Ministério os problemas dos seus associados que carecem de solução”, refere um comunicado dos apicultores.
O presidente da federação, Albino Gaspar, teve também a oportunidade de expressar nesta audiência que o sector da apicultura tem grandes potencialidades e significativa margem para crescer em Portugal e “a Fenapícola está empenhada em contribuir para esse objectivo”.
Fundada a 19 de Abril de 2017, a Fenapícola tem como objecto promover, coordenar ou realizar actividades de interesse comum para as cooperativas filiadas e para os seus apicultores membros.
Em 8 de Fevereiro de 2018 a Fenapícola foi admitida como membro da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal na assembleia geral da Confederação.
Agricultura e Mar Actual