A Feira das Cebolas de Vila Pouca de Aguiar realiza-se há vários séculos no dia 25 de Setembro e este ano calha num domingo. No fim-de-semana de 24 e 25 de Setembro vai decorrer a maior festa das tradições transmontanas com venda de produtos e animação sociocultural.
Cerca de 60 produtores de cebola estarão com banca montada na antevéspera e no dia da feira, altura em que se começa a vender centenas de cabos de cebolas (e alho, malagueta, palhada, batata, tomate, couve, pimentos) a milhares de visitantes que “todos os anos acorrem a esta feira, cujas origens se perdem no tempo – há documentos que atestam que a feira aguiarense foi proibida em 1319 por D. Fernando, e restituída em setembro de 1417 por D. João I”, revela fonte da autarquia.
Concurso da maior cebola
O evento conta com um concurso. O da maior cebola da feira. De entre as cerca de 20 toneladas de cebolas dispostas no recinto, apenas três cebolas serão distinguidas. A Feira conta ainda com uma corrida de cavalos e o concurso de gado.
O Município de Vila Pouca de Aguiar (com a empresa EHATB) organiza assim uma feira de mostra e venda de dezenas de produtos locais e gastronomia regional que “é uma verdadeira festa do mundo rural”, adianta a mesma fonte.
Durante a Feira, a companhia de teatro Filandorra promove teatro de rua.
Agricultura e Mar Actual