A 28ª edição da FACECO – Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que decorreu entre os dias 20 e 22 de Julho, em S. Teotónio, contou com cerca de 31 mil visitantes.
Pecuária, agricultura, turismo, artesanato, gastronomia e um intenso programa de animação foram os pontos fortes do certame, que apresentou um programa “preenchido e dinâmico, com várias zonas temáticas, por onde se distribuíram cerca de 300 expositores”, salienta fonte institucional da autarquia de Odemira.
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, visitou a FACECO, e participou na entrega dos Prémios Espírito Empreendedor 2018, no âmbito do Programa “Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego”.
Organização a cargo da Câmara com produtores
O certame foi organizado pelo Município de Odemira, em parceria com a Associação de Criadores da Raça Limousine, Associação de Criadores da Raça Caprina Charnequeira, Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira, Associação de Criadores do Porco Alentejano e Junta de Freguesia de S. Teotónio, com o apoio financeiro do Programa 365 Alentejo-Ribatejo.
Tal como acontece desde há vários anos, a pecuária foi uma das marcas da FACECO. A Raça Bovina Limousine esteve em grande destaque, com o 30º Concurso Nacional e um importante leilão de reprodutores limousine.
Encontro e de negócio entre criadores nacionais e estrangeiros
O certame é, anualmente, o ponto de encontro e de negócio entre criadores nacionais e estrangeiros, naquele que é o concelho onde se encontra a sede da Associação Portuguesa de Criadores Limousine e o maior número de efectivos.
Ainda no sector pecuário, nota para a realização do 23º Concurso Regional da Cabra Charnequeira e do 15º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia.
A FACECO contou com 32 artesãos do concelho, na sua maioria a trabalhar ao vivo, inúmeras provas e showcookings de diversos produtores e restaurantes locais.
Agricultura e Mar Actual